quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estacionamento rotativo é alternativa para melhorar o trânsito

A falta de vagas em estacionamento no centro de São Miguel do Oeste, que ocorre há meses, incomoda os motoristas. As pessoas ficam minutos procurando por um lugar vago. Segundo o secretário de desenvolvimento urbano, Jaime José Pretto, o número de carros registrados na cidade, em torno de 21 mil e 500 carros, mais as pessoas que vem de outras localidades contribuem para agravar a situação. Outro apontamento que Pretto faz é em relação ao comodismo dos motoristas. Ele salienta que muitas vezes há vaga,um pouco distante, porém os condutores querem estacionar bem na frente do local desejado. Sobre a hipótese de começar a cobrar, o secretário sabe que pode pesar no bolso sociedade, e ainda afirma que: “estamos pensando nisso. Não é uma decisão isolada que vamos tomar. Vamos discutir o assunto com a comunidade pra tentar resolver dessa maneira”. Conforme Pretto, a prefeitura pensa nas alternativas, como estacionamento rotativo e aproveitar terrenos baldios no centro, apesar de serem poucos.

A funcionária da vivo, Jaqueline Pasini, afirma deixar o carro o dia inteiro na frente da loja e concorda com Pretto em relação ao comodismo das pessoas. Pasini relata que o problema não é só no centro, e sugere como alternativa: “quem pode vir a pé, ou de ônibus, ou que estacione longe do centro, seria uma medida”. Segundo a funcionária, a correria faz com que os comerciantes deixem o carro na frente das lojas. Para ela a cobrança seria ruim, mas considera como boa proposta, porque as pessoas teriam um limite de tempo para deixar estacionado.

O condutor Edson Moisés kojoroski diz que é difícil conseguir uma vaga porque as pessoas fazem tudo de carro. Vão para o trabalho, se tiver que se deslocar uma quadra utilizam do veículo e não andam a pé. Tratando de pagar cartões de estacionamento, Kojoroski não é a favor: “deve ter outras maneiras antes de começar a cobrança, porque a cidade é muito pequena”. Ele também comenta que se incomoda quando observa uma moto na vaga de um carro. Para esses veículos existem os locais apropriados, e inclusive nessa situação o proprietário da motocicleta leva multa.

2 comentários:

  1. dodaa, vamos nos esforçar agora pra isso continuar! dausiiuahdsa

    goostei :D

    ResponderExcluir
  2. é, até porque o mais difícil é colocar matérias toda hora (Y) haha

    ResponderExcluir